Medite? Eu não tenho tempo, eu não consigo!

tirinha_coelho

Você quer começar a meditar e não sabe por onde começar? Saiba que você não está sozinho e que começar é mais simples do que parece. A meditação é praticada há milênios, em diferentes culturas e religiões. Hoje a prática está mais amplamente disseminada e não é preciso seguir certas crenças espirituais/religiosas para aprender. O mais importante é a intenção de melhoria de cada indivíduo e a persistência em praticar.

Primeiramente, pra que meditar? Os benefícios são inúmeros e hoje são estudados e comprovados por pesquisadores e universidades renomadas. Alguns exemplos:

  • Melhora a memória de longo prazo, a concentração e o foco: você trabalha melhor, estuda melhor e obtém maior eficiência em suas atividades;
  • Melhora muito o sono e a disposição durante o dia;
  • Melhora o seu controle sobre as emoções no dia-a-dia. Meditar aprimora suas reações e atitudes no trabalho e nos relacionamentos. Ou seja, você passa a evitar perder a paciência com coisas pequenas ou no trânsito, por exemplo. Você passa a ter um nível de consciência e autocontrole diferentes.

Mas eu não consigo meditar, isso é para pessoas zen-namastê. Não, não é apenas para pessoas zen. Meditação é tão simples que qualquer pessoa pode fazer, até crianças pequenas fazem hoje em dia nas escolas. Veja bem, crianças são agitadas, certo? Então você também pode. Até grandes executivos/CEOs milionários, sem tempo para nada, fazem. Então por que parece impossível? Pode ser que você esteja pensando na meditação como prática monástica inalcançável – excesso de idealização. Para meditar você não precisa ficar em posição de lótus, raspar a cabeça, nem encontrar ambiente perfeito com som de pássaros. Não é preciso ficar 30 minutos em estado perfeito de vazio. Não é preciso fazer curso. Não existe “técnica perfeita”. Não é preciso “sentir coisas diferentes”, receber mensagens divinas, esvaziar tudo e ser perfeito.

Mas eu não tenho tempo! Muitas vezes tempo é questão de prioridades. Reflita: se você tem tempo para postar foto no Facebook, assistir série ou novela, mandar piadas no Whatsapp, você tem alguns minutinhos para meditar.

Mas então o que é preciso para meditar? Você precisa se comprometer a separar um tempinho do seu dia (pode começar com 1 min, 5 min) sem interrupções de telefone/celular/filhos, para parar. Parar. Sentar em silêncio. Respirar devagar. Desacelerar a mente. Tentar desligar-se dos pensamentos ou apenas observá-los. Existem muitas formas de praticar meditação, você pode escolher um mantra, uma visualização, uma música, uma sequência de inspirações/expirações focadas. O mais importante é inserir o hábito na rotina e praticar um pouco todos os dias. Algumas opções para começar:

  • Baixe um aplicativo de meditação para celular (tem vários para IOS/Android) como o Calm (clique aqui) e siga as orientações. Ou apenas ouça os sons relaxantes;
  • Vá a alguma palestra gratuita ou visite um templo ou centro de práticas meditativas (há várias opções gratuitas e para todos os gostos);
  • Se você gosta de criar um ambiente próprio, compre incenso, separe um espaço na varanda, no jardim, faça a prática virar um prazer, um conforto.

Dicas de sites e locais para aprender:

Mas eu não sinto diferença, acho que não estou fazendo certo. Nosso problema é que queremos resultados imediatos. Os efeitos nunca são rápidos, precisamos praticar, persistir e ter paciência. Você por acaso vai para a academia e no dia seguinte já está com a barriga tanquinho? E mesmo que você não consiga esvaziar muito a mente, só a prática de tentar parar por alguns minutos já vai ser um benefício inicial. Depois você vai aumentando  aos poucos a duração, experimentando novas formas de meditação, observando outros efeitos. O importante é decidir começar e criar o hábito. Você vai se surpreender com os efeitos sutis que vão surgindo. Conte-nos depois como foi o início da prática, boa meditação!

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Medite? Eu não tenho tempo, eu não consigo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s