Você e os Outros…

“Um relacionamento nunca cria nada.
Ele só pode trazer algo que já é existente.
Assim, nunca jogue a responsabilidade no outro.
O outro é, no máximo, uma ajuda para lhe mostrar as subcorrentes de sua mente.
Cada relacionamento é um espelho; ele revela sua identidade a você.”
Osho

A vida de solteira tem ensinado milhõoooes de coisas. E uma das verdades mais doloridas é essa aí acima. Isso se aplica às amizades especialmente.

Tenho caído na real que ainda sou muito pouco habilidosa em cuidar dos relacionamentos e das pessoas que eu gosto… em parte tem a ver com a síndrome do porco espinho, em parte tem a ver com outros medos e falta de habilidade social. E por que caí na real? Porque na hora que eu fui para o fundo do poço eu recebi dos meus amigos exatamente aquilo que eu dou para eles. Ou seja, a maioria agiu da mesma forma pouco habilidosa que eu sei fazer. Alguns poucos agiram de forma totalmente diferente de mim: não tiveram medo de oferecer ajuda, não tiveram medo de mostrar carinho. Nesse caso, tive sorte (obrigada, queridos!). Em geral a vida devolve aquilo que você dá. Nesse caso, a vida me devolveu bem mais do que eu costumava dar.

Além da questão do “semelhante atrai semelhante”, percebi claramente o quanto ainda cada um enxerga aquilo que está nele mesmo ou aquilo que ele tem medo que o outro enxergue nele. Cada um vê o que tem nos próprios olhos, que não é necessariamente o que está em você. Que loucura… isso está ficando confuso, mas é só lembrar daquela história dos 4 compromissos da filosofia tolteca: as pessoas levam as coisas para o lado pessoal e as pessoas tiram conclusões. Mas não dá para criticá-las né, cada um se baseia no que viveu.

Enfim, o que tudo isso me ensinou? 1) Não tenha medo de oferecer ajuda quando alguém está precisando; 2) Seus amigos são muito, muito parecidos com você, mais do que você pensa; 3) Semelhante atrai semelhante; 4) Não leve as coisas para o lado pessoal; 5) Não tire conclusões;  6) Mais amor, menos motor ops hihihi quero dizer: ofereça mais companhia, mais carinho, mais abraços e mais colo. Tudo isso pode ser muito mais útil do que qualquer outra coisa.

Deixe um comentário

