Você e os Outros…

“Um relacionamento nunca cria nada.
Ele só pode trazer algo que já é existente.
Assim, nunca jogue a responsabilidade no outro.
O outro é, no máximo, uma ajuda para lhe mostrar as subcorrentes de sua mente.
Cada relacionamento é um espelho; ele revela sua identidade a você.”
Osho

A vida de solteira tem ensinado milhõoooes de coisas. E uma das verdades mais doloridas é essa aí acima. Isso se aplica às amizades especialmente.

Tenho caído na real que ainda sou muito pouco habilidosa em cuidar dos relacionamentos e das pessoas que eu gosto… em parte tem a ver com a síndrome do porco espinho, em parte tem a ver com outros medos e falta de habilidade social. E por que caí na real? Porque na hora que eu fui para o fundo do poço eu recebi dos meus amigos exatamente aquilo que eu dou para eles. Ou seja, a maioria agiu da mesma forma pouco habilidosa que eu sei fazer. Alguns poucos agiram de forma totalmente diferente de mim: não tiveram medo de oferecer ajuda, não tiveram medo de mostrar carinho. Nesse caso, tive sorte (obrigada, queridos!). Em geral a vida devolve aquilo que você dá. Nesse caso, a vida me devolveu bem mais do que eu costumava dar.

Além da questão do “semelhante atrai semelhante”, percebi claramente o quanto ainda cada um enxerga aquilo que está nele mesmo ou aquilo que ele tem medo que o outro enxergue nele. Cada um vê o que tem nos próprios olhos, que não é necessariamente o que está em você. Que loucura… isso está ficando confuso, mas é só lembrar daquela história dos 4 compromissos da filosofia tolteca: as pessoas levam as coisas para o lado pessoal e as pessoas tiram conclusões. Mas não dá para criticá-las né, cada um se baseia no que viveu.

Enfim, o que tudo isso me ensinou? 1) Não tenha medo de oferecer ajuda quando alguém está precisando; 2) Seus amigos são muito, muito parecidos com você, mais do que você pensa; 3) Semelhante atrai semelhante; 4) Não leve as coisas para o lado pessoal; 5) Não tire conclusões;  6) Mais amor, menos motor ops hihihi quero dizer: ofereça mais companhia, mais carinho, mais abraços e mais colo. Tudo isso pode ser muito mais útil do que qualquer outra coisa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s