Until the eeeend?

Hoje eu estava pensando em algo que me incomoda. Eu costumo ter persistência para algumas coisas em especial e para outras, zero. Sério, acho que isso é algo muito bizarro.Isso logicamente tem a ver com comprometimento e os compromissos que nós mantemos com a vida e com nós mesmos. Muitos compromissos no fundo não foram compromissos de verdade. Por exemplo, estudei várias línguas (inglês, espanhol, japonês, francês) e nenhuma foi com profundidade e dedicação super intensa. Eu já fiz softbol, escalada, kung fu, musculação, dança do ventre, jazz, tai chi, shuai chiao, qi gong, cantoterapia, canto, coral… e na verdade não tomei nenhuma dessas coisas de verdade pra mim ainda. Fui apaixonada por muitas dessas coisas, mas não assumi o compromisso verdadeiro de persistir, no matter what.

Isso me lembra uma matéria que eu li numa revista de yoga (não faço yoga, mas achei que a revista parecia boa…), que  fala sobre a importância de conhecer a si mesmo, conhecer seus “metacompromissos” para tomar boas decisões na vida. Vai aí um trecho:

“O compromisso tem dois lados distintos: ele é pré-requisito para a profundidade. Sem compromisso, a vida é um vale-tudo, relacionamentos são apenas encontros casuais e a prática é meramente superficial. Você não consegue escrever um livro, criar uma criança ou aprender uma língua sem estar comprometido de coração. Nossa capacidade de compromisso nos possibilita o progresso”.

E é verdade, sem compromisso a gente acaba abandonando certas coisas quando a primeira desculpa aparece. Ah, não deu tempo. Ah, hoje choveu! Xi, estou sem dinheiro. Tudo é desculpa. Obviamente a gente não precisa fazer tudo para sempre com disciplina de monge. É importante também conhecer atividades diferentes, experimentar, brincar. Mas por que não adotar algumas com compromisso sério? Depois eu falo sobre os “metacompromissos”. Bom comprometimento para todo mundo!

Um comentário sobre “Until the eeeend?

Deixe um comentário

