Insatisfeitos parte II e o Ego

O que é o ego? O ego é uma hierarquia que diz: “Ninguém se compara a mim.” Ele pode se alimentar da humildade – “Ninguém se compara a mim, sou o homem mais humilde.

Aconteceu certa vez:
Um faquir – um mendigo – estava orando em uma mesquita, de madrugada, enquanto ainda estava escuro. Era um dia religioso qualquer para os muçulmanos, e ele estava orando e dizendo:
“Eu não sou ninguém, eu sou o mais pobre dos pobres, o maior pecador entre os pecadores.”

De repente havia mais uma pessoa orando. Era o imperador daquele país, e ele não havia percebido que havia mais alguém ali orando – estava escuro e o imperador também estava dizendo:
“Eu não sou ninguém. Eu não sou nada. Eu sou apenas um vazio, um mendigo à sua porta.”
Quando ouviu que mais alguém estava dizendo a mesma coisa, o imperador disse:
“Pare! Quem está tentando me superar? Quem é você? Como ousa dizer, diante do imperador, que você não é ninguém, quando ele está dizendo que não é ninguém?”

É assim que o ego funciona. (Osho)

Deixe um comentário

